Instituto Federal do Esprito Santo

campus Aracruz

Matrícula On-line

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir

Instruções para Matrícula On-line dos Cursos Superiores

 

1. Acesso ao sistema

Após fazer login digitando sua matrícula e senha na página inicial do Q-Acadêmico Web, você verá a tela com as opções disponíveis para acesso no sistema.

Para acessar o pedido de matrícula, clique na opção ‘Pedidos de Matrícula’ que é o segundo item da lista de opções exibida abaixo do seu nome e foto.

http://www.ifs.edu.br/images/qacademico/docs/xmatricula_aluno.png.pagespeed.ic.IQt-hJvVNn.webp

Caso tenha problemas com o acesso ao Q-Acadêmico Web, entre em contato com o Registro Acadêmico

2. Fechamento do período e equivalência de disciplinas

Antes de proceder a matrícula é importante que o aluno consulte seu histórico escolar e verifique a aprovação nas disciplinas do período anterior. Faça a matrícula e, se necessário procure o registro acadêmico para que sejam efetuados eventuais ajustes.

3. Cursos Ofertados

Sigla

Curso

ENG.MEC

Engenharia Mecânica - CRÉDITOS

LQUIM

Licenciatura em Química - CRÉDITOS

 

4. Conceitos Gerais

Antes de efetuar o pedido de disciplinas é necessária a compreensão de alguns pontos importantes, os quais são explicados a seguir:

1.     Os alunos ingressantes serão matriculados em todos os componentes curriculares do referido período.

2.     O pedido de matrícula é baseado em escolher as disciplinas optando pelo diário de classe desejado, aqui chamado simplesmente de ‘diário’. O diário contém o nome e o código da disciplina, quantidade de vagas ofertadas naquele diário específico e o horário em que as aulas daquela disciplina serão ministradas. Pedir para se matricular em uma disciplina na verdade consiste em pedir para se matricular no Diário.

3.     O aluno deve solicitar matrícula em pelo menos 1 (um) componente curricular obrigatório, optativo ou eletivo.

4.     O procedimento de escolher as disciplinas não implica em o aluno conseguir obrigatoriamente a matrícula em determinada disciplina que foi solicitada por ele. Caso o número de vagas ofertadas no diário seja inferior ao número de alunos que pediram para se matricular nela ocorrerá um processo automático de classificação e desempate dos alunos solicitantes. Consultar os critérios desta no Manual do Pedido de Matrícula Online.

5.     O pedido de matrícula ocorrerá da seguinte forma:

Etapa

Descrição

Observação

1

1ª Etapa de Matrícula

Aluno escolhe quais as disciplinas que deseja cursar.

2

Processamento de solicitações - CRA

Após o final do período de solicitação de matrícula, será feito um processamento de todas as solicitações recebidas pelo Q-Acadêmico. Após este processamento o aluno saberá se conseguiu ou não a vaga na disciplina solicitada.

3

2ª Etapa de matrícula

Aluno visualiza disciplinas liberadas e pode efetuar um ajuste do seu pedido de matrícula, solicitando novas disciplinas ou mesmo o desligamento (retirada da matrícula) em um diário que não deseje mais cursar naquele período letivo.

4

Processamento de reformulação - CRA

Registro Escolar processa as solicitações da reformulação.

 

5. Informações adicionais

Maiores informações do procedimento de matrícula on-line podem ser encontrados no Manual do Pedido de Matrícula On-line disponível neste link ou entrando em contato com o Registro Acadêmico do campus.


© 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Coordenadoria de Tecnologia da Informação - Campus Aracruz.

Contato para esclarecimentos gerais: (27) 3256-0960